Receitas com Ervas



Coletamos algumas Dicas de infusão de ervas, algumas conhecidas por por alguns de nós... vale ressaltar mais uma vez que toda receita alternativa tem o poder de acalmar e amenizar o problema, seja ele uma dorzinha de barriga ou uma grande enxaqueca. É importante sempre lembrar de anotar os seus sintomas e procurar ajuda médica periodicamente para os check-ups. Não nos responsabilizamos pela ingestão das ervas sem o devido acompanhamento terapêutico.

INDICAÇÃO: FALTA DE APETITE
RECEITA: Limão Infusão para falta de apetite
PREPARO: Deixar em infusão em 300g de água fervente 15g de folhas de limão, 20g de raiz de aipo,15g de tomilho e 50g de folha de alcachofra. Quando o líquido ficar morno filtrá-lo e beber uma xícara antes das refeições
REFERÊNCIAS: Plantas Medicinais - Editora Três

INDICAÇÃO: COMBATER A CASPA I
RECEITA: Máscara anti-caspas
PREPARO: Lave bem dois tomates bem maduros, retire as sementes e bata no liquidificador ou na centrífuga com duas colheres de sopa de vinagre de vinho branco. Espalhe nos cabelos e deixe por cerca de vinte minutos, depois lave a cabeça normalmente. É indicado para casos de caspa fina, se forem placas de caspa maiores, melhor procurar um médico.
REFERÊNCIAS: Sabedoria popular

INDICAÇÃO: COMBATER A CASPA II
RECEITA: Juá
PREPARO: Raspe uma quantidade do entrecasco do "Juá", coloque dentro de um recipiente com água fria e mexa até fazer espuma. Lave o cabelo 2 vezes por semana.
REFERÊNCIAS: Sabedoria Popular

INDICAÇÃO: ERISIPELA
RECEITA: Folhas de Azeitona Roxa (jamelão)
PREPARO: Triture cinco folhas de maracujá açu em 200ml de álcool (caseiro), deixe apurar durante 2 dias, coe. Faça uso de uma colher de chá da infusão em meio copo d'água, ingestão do preparado uma vez por dia, após uma refeição durante a crise. Mesmo depois de passado os sintomas, mantenha o tratamento durante uns 10 dias, para a prevenção.
REFERÊNCIAS: Sabedoria popular

INDICAÇÃO: LIMPEZA E HIDRATAÇÃODA PELE
RECEITA: Mel e Aveia
PREPARO: Ponha em recipiente 3 colheres (sopa) de mel e 1 1/2 colher (sopa) de aveia em flocos, misture e passe no rosto fazendo leves fricções durante 3 minutos, depois lave-o bem com sabonete neutro. Repita 1 vez por semana
REFERÊNCIAS: Sabedoria popular

INDICAÇÃO: COLICAS MENSTRUAIS
RECEITA: Infusão de calêndula
PREPARO: Em 1 xícara de chá de água fervente, coloque 1 colher de sobremesa das flores de calêndula. Abafe por 10 min. e coe. Tome 2 xícaras do preparo diariamente nos 10 dias anteriores à menstruação.
REFERÊNCIAS: Revista Saúde é vital, especial. Nº 12

INDICAÇÃO: DOR DE BARRIGA, MAL-ESTAR, ASIA, FIGADO, ESTOMAGO, RIM
RECEITA: Boldo
PREPARO: Colher algumas folhas de boldo (5), lavar bem e amassa-las, acrescentar agua vervendo imediatamente para que a fusao nao perca suas propiedades. Atencao: As pessoas deveriam tomar o chá verificando a temperatura da xicara, se a sua mao nao aguenta segura-lá, entao nao deveria toma-lo. Por este motivo, no Oriente as xicaras nao teem cabo e fica mais facil saber se o chá esta pronto para ser ingerido sem danificar as propriedades da lingua quenos permite gustacao.
REFERÊNCIAS: Receita Caseira

INDICAÇÃO: AZIA, GASTRITE e ÚLCERAAS ESTOMACAIS
PREPARO: Ralar 4 batatas cruas em um ralador comum, deve-se usar a parte mais fina do ralo. Ao obter a massa da batata, esprema em um pano limpo e coe. Deve-se tomar o suco da batata imediatamente. Tomar uma xícara 3 vêzes ao dia. O efeito será melhor se for tomado 30 minutos antes das refeições, ou sempre que sentir a queimação. O alívio é imediato.
REFERÊNCIAS: Medicina Alternativa de A a Z. Autor: Carlos Nascimento S Maiores informaçoes pelo telefone(0**34) 238 88 55

INDICAÇÃO: ROUQUIDÃO e TOSSE
RECEITA: Xarope de Caraguatá e Guaco
PREPARO: 1 kg de açúcar, 1 litro de água, 10 frutos de caraguatá (planta de cerrado) e 5 folhas de guaco. Misture a água e o açúcar até ferver. Coloque o caraguatá e as folhas de guaco e deixe ferver por aproximadamente 1 minuto. Deixe esfriar e guarde num frasco de vidro em local fresco.
REFERÊNCIAS: Receita Caseira

INDICAÇÃO: RESFRIADO, GRIPE
RECEITA: Limão
PREPARO: 01 limão galego (conhecido como laranjinha) cortar em 04 colocar em meio copo de água e ferver por 05minutos (tomar morno).
REFERÊNCIAS: Receita Caseira

INDICAÇÃO: INFLAMAÇÃO DA AMÍGDALAS e FARINGITE
RECEITA: Chá Preto
PREPARO: Um copo de chá preto morno com uma colher(sopa) r asa de sal. Faça gargarejo de uma a três vezes ao dia
REFERÊNCIAS: Receita Caseira